Sobre o projecto Pata D’Açúcar
Um desafio lançado por uma pessoa com diabetes a um treinador profissional de cães, veio a culminar com a estruturação deste projeto.
O objetivo é selecionar e resgatar cães de abrigos para animais, cuidar, treinar, prepará-los e cedê-los para tutela gratuita. Desta forma podemos ajudar pessoas com diabetes no controlo e vigilância das suas glicémias.
A selecção
No final de cada ano o nosso Departamento de Formação e Treino juntamente com o nosso Departamento Veterinário, deslocam-se a abrigos para animais abandonados, aplicam à comunidade canina um conjunto de 12 testes específicos com intuito de obter indicadores de caráter, motivação e foco além da necessária condição sanitária.
Em todos os parâmetros devem ser observados resultados de 100% de aptidão.
O resgate
Após a realização dos testes complementares de diagnóstico sanitário, com recurso a serviços de parceiros e do aval do nosso Departamento Veterinário, procede-se ao resgate e registo dos cães selecionados encaminhando-os para os futuros Tutores que assumem um papel participativo na formação dos cães com a orientação do nosso Departamento de Formação e Treino e com a ajuda das FAT que colaboram com o Projeto.
O treino
Tendo sempre em mente o bem-estar animal, o processo de treino inicia-se logo após o plano vacinal estar concluído. Com o trabalho de socialização e ambientação iniciado vai-se passando aos poucos para o trabalho de deteção olfativa culminando na deteção olfativa aplicada.
Este trabalho de base tem uma duração aproximada de 8 meses, embora o seu treino perdure ao longo da vida em conjunto com os seus Tutores.
A aferição
Ao longo de todo o processo de treino os nossos alunos são expostos progressivamente à presença de pessoas com diabetes para que possam gradualmente fazer a ligação do seu treino ao “mundo real” que vão encontrar ao longo da sua vida.
A atribuição e a adaptação
Depois de concluído o processo de formação base, é celebrado um contrato de tutela entre a Associação Pata D’Açúcar e o Tutor atribuindo a este a responsabilidade dos cuidados do animal, mantendo o registo em SIAC em nome da Associação de forma a garantirmos o bem-estar animal.
O processo de adaptação é um processo contínuo ao longo de toda a formação do cão, procurando sempre a integração do animal em todo o quotidiano do seu tutor.
A tutela
A tutela de um Cão de Alerta Médico DT1 é um ato de responsabilidade e de compromisso para com o animal e para com a Associação Pata D’Açúcar, devendo o mesmo ser ponderado com responsabilidade.
O contrato de tutela contrato visa em primeira linha, o garante do bem-estar animal para o resto da vida e o acompanhamento permanente das equipas técnicas da Associação.
A não observação das cláusulas do contrato implica a retirada de imediato do Cão de Alerta Médico DT1 da tutela da pessoa passando-a para a Associação Pata D’Açúcar.
Os Cães de Alerta Médico DT1, treinados pela Associação Pata D’Açúcar, são monitorizados e aferidos ao longo da vida de forma a garantir os níveis de proficiência e capacidade olfativa, sem custos para o seu Tutor.
Todo o trabalho implícito no Projeto Social é suportado financeiramente pelos nossos patrocinadores/padrinhos.
Como posso candidatar-me?
Para ter acesso ao programa de tutela, são necessárias 2 condições:
- Ser nosso associado
- Ser uma pessoa com Diabetes Tipo 1
O convite de candidatura é enviado automaticamente, após ato de inscrição como associado, por email para os associados.